COLUNA DE 23 DE OUTUBRO

Breve tratado

Anteontem, em sua imperdível coluna na Folha de S. Paulo, o jornalista Elio Gaspari escreveu que conversar sobre política exige um mínimo de intimidade, alguma educação e, acima de tudo, um propósito. E ressaltou que, faltando pouco para o segundo turno, está à solta o chato eleitoral. “Um personagem que tenta transformar qualquer conversa em discussão política para defender seu candidato” - pontua. 

Não se consegue evitar

Prossegue o grande Gaspari: “Assim como sempre haverá gente que enfia o dedo no nariz, não há como evitar que ele exista. Pode se limitar o alcance de sua chateação, cortando-se polidamente o assunto”. E continua: “o general Alfredo Malan tinha uma fórmula: ‘política e jogo de cartas me dão sono’. Não era verdade, mas funcionava”.

Os principais espécimes

Para Gaspari, há dois tipos de chatos eleitorais. O primeiro, benigno, é o militante. Ele supõe que sua palavra iluminada pode conseguir um voto para seu candidato. Pode ser neutralizado com uma simples mudança de assunto. O segundo, maligno, quer vender seu candidato, mas há nele algum tipo de insegurança. Fez sua escolha, mas busca apoio, cumplicidade. Esse éo tipo mais perigoso, porque precisa de uma discussão. Afinal, só assim poderá se convencer que fará o certo, pois mais gente decidiu como ele. Quanto mais corda recebe, mais enfático ou radical se torna. Nesse caso, o culpado pela chateação será quem lhe deu corda.

Quase na maioridade

Uma série de eventos marca a comemoração de 20 anos do curso de Administração da Reges. Como ex-professor de Espanhol do curso, na primeira década do século, sinto-me à vontade para cumprimentar direção, mestres e alunos. Um abraço especial para o coordenador, professor-doutor Marcelo Plens.

Tem um porém...

Ontem, o ministério do Trabalho e os Correios assinaram, em Brasília, um acordo de cooperação técnica para a emissão de Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS), em duas unidades do estado - uma em Presidente Prudente. Agora, só falta arrumar trabalho para os interessados.

Professor Valdir Andrêo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HOMENAGEM A VALTER RIZZI

HOMENAGEM A NEGO MORTÁGUA

COLUNA DE 4 DE JANEIRO DE 2024