COLUNA DE 7 DE FEVEREIRO

Festa no interior

Em 15 de março de 1994, as atenções do país convergiram para a cidade de Pereira Barreto (próxima de Andradina). Naquela data, diante de dezenas de autoridades e da imprensa nacional e internacional, foi inaugurado o canal de Dois Irmãos.  Situado ao entorno daquela cidade, é considerado o maior canal artificial da América do Sul.

Localização estratégica

Trata-se de um canal navegável, com 9.600 m de extensão que interliga o lago da barragem da usina hidrelétrica de Três Irmãos, no rio Tietê, ao rio São José dos Douradosafluente da margem esquerda do rio Paraná e ao reservatório da Usina de Ilha Solteira, propiciando a operação de geração de energia integrada.

Presença de uma lenda

Por ocasião do ato inaugural da obra, esteve presente o piloto Nelson Piquet, bicampeão mundial da Fórmula Um. Ele foi convidado para a cerimônia porque era proprietário de uma empresa rastreadora de navios de grande porte. À época, ele já se locomovia com certa dificuldade, uma vez que perdera alguns dedos dos pés, em razão de um grave acidente num Grande Prêmio.

Em outra casa

O jornalista Carlos Nascimento que, atualmente, ancora o Jornal do SBT, documentou o acontecimento. Na oportunidade, ele trabalhava como repórter da rede Globo.  A imprensa dracenense foi representada pelo Jornal Regional, através deste colunista, Cláudio José, Edir Gonçalves e Massaru Quinoshita.

Carlos Nascimento com Valdir Andrêo

A chegada de Nelson Piquet ao evento

Fotos: Massaru Quinoshita e Edir Gonçalves

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HOMENAGEM A VALTER RIZZI

HOMENAGEM A NEGO MORTÁGUA

COLUNA DE 4 DE JANEIRO DE 2024