COLUNA DE 6 DE MARÇO

Alguma novidade?

A conta de luz deve aumentar acima da inflação este ano, algo que tem acontecido para o consumidor residencial desde pelo menos 2021, segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).Para 2024, a projeção da Aneel é de um aumento de 5,6%, acima da inflação estimada em 3,9%, pelo mercado financeiro. Consultoria de credibilidade, por sua vez, projeta um aumento de 4% acima da inflação.

 

Sossego? Nunca!

 

Ontem, o governo do estado, por meio da secretaria da Saúde, anunciou decreto de emergência em saúde pública para a dengue, após o Centro de Operações de Emergências (COE) recomendar a medida, uma vez que o estado atingiu 300 casos confirmados da doença por 100 mil habitantes, na segunda-feira (4).

 

Como funciona

 

O decreto permite que estado e municípios implementem ações com maior agilidade e, também, possam receber recursos adicionais do governo federal. Cada município, a partir da análise de seu cenário epidemiológico, poderá utilizar a medida estadual para decretar emergência em âmbito local.

 

Baque inesperado

 

A fábrica da Volvo, em Pederneiras (26km de Bauru), desligou 140 funcionários, sexta-feira passada. A empresa, segundo sua cúpula, “busca adequar o atual volume de produção de maquinários à demanda de mercado, sobretudo externo, que sofreu redução”. As demissões são acompanhadas pelo sindicato da categoria. 

Para fechar

O biólogo belga De Strooper Bart, um dos principais especialistas mundiais em Alzheimer, faz uma previsão reveladora. Se a humanidade não conseguir um tratamento eficaz contra o mal, o futuro será catastrófico. Um consórcio internacional estimou que o número de pessoas com a condição triplicará nos próximos vinte e cinco anos. 

Professor Valdir Andrêo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HOMENAGEM A VALTER RIZZI

HOMENAGEM A NEGO MORTÁGUA

COLUNA DE 4 DE JANEIRO DE 2024