COLUNA DE 28 DE SETEMBRO
Sabia das coisas
O inesquecível Ulysses Guimarães já dizia, há décadas, que “falar do Congresso é um esporte nacional. Enfatizava que, “se você acha a atual legislatura ruim, é porque ainda não viu a próxima”. Senadores e deputados abominam a imagem, mas contribuem sempre para que ela se consolide, ressalta um articulista da revista “Veja”.
Os donos da bola
O profissional da “Veja” afirma que, nos últimos anos, os parlamentares passaram a controlar fatias cada vez maiores do Orçamento e garantiram direito de mandar recursos para seus redutos eleitorais, independentemente das prioridades do país.
Prepare-se
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) definiu que a bandeira tarifária de outubro será a vermelha patamar 1, um nível abaixo da praticada em agosto e setembro (patamar 2). A sinalização indica que os consumidores receberão as contas com adicional de R$ 4,46 para cada 100kWh.
E elege os culpados
Segundo a Aneel, “a indicação do volume de chuvas – abaixo da média – e o consequente reflexo no nível dos reservatórios não são favoráveis para a geração das usinas hidrelétricas”. Assim, destaca: “há necessidade de acionamento de termelétricas que são mais caras e justificam o acionamento da bandeira”.
O que se noticia
No oeste paulista (regiões de Presidente Prudente e Marília), a primavera será instável, com calor intenso, máximas entre 32º e 34º até dezembro e chuvas quase diárias. Segundo institutos de meteorologia, o cenário favorece enxurradas, erosões e alagamentos em áreas suscetíveis.
Professor Valdir Andrêo
Comentários
Postar um comentário