COLUNA DE 6 DE MARÇO

Um corrupto na festa

Semana passada, este vibrante blog abordou e mostrou fotos da abertura dos Jogos Regionais, em julho de 1981, no velho estádio Írio Spinardi. Quem esteve na solenidade, recorda-se que referida abertura coube ao vice-governador do estado da época, o manjado José Maria Marin. Ele era companheiro de chapa de Paulo Maluf que havia se licenciado do cargo.

O mestre e o discípulo

Muitos anos depois, os dois vivem a mesma situação. Maluf está em cana no presídio da Papuda, em Brasília, e Marin cumpre prisão domiciliar em apartamento do cinematográfico prédio de Donald Trump, em Nova York. Ambos estão presos pelo mesmo motivo: roubalheira. O primeiro pelos golpes à frente da prefeitura de São Paulo e o segundo por comprovadas denúncias de falcatruas no comando da CBF.

Roubo está no gene

Nem mesmo a decisão da Copa São Paulo de juniores escapou das garras de Marin. Na final de 2012, no Pacaembu, o cartola foi flagrado por câmeras da TV Bandeirantes colocando uma medalha no bolso durante a cerimônia de premiação do Corinthians, vencedor da competição daquele ano. Nas imagens, Marin enrola a fita nos dedos, embolsa a premiação e pega uma nova medalha para entregar aos jogadores.

Tremendo dedo-duro

Em outubro de 1975, defensor extremado do golpe militar de 1964, Marin pediu providências sobre a TV Cultura que, segundo ele, exibia reportagens que não retratavam corretamente o governo e programas que causavam “intranquilidade” nos lares de São Paulo. Quinze dias após o discurso, o jornalista Vladimir Herzog, editor-chefe da emissora, foi preso e assassinado pelo DOI-Codi. Em 1976, na assembleia legislativa, Marin elogiou publicamente o delegado Sergio Paranhos Fleury, delegado do Dops.

Fim da lua-de-mel?

Após a inesperada derrota frente ao modesto São Caetano, a torcida palmeirense vaiou o treinador Roger que não assimilou os apupos. As experiências feitas pelo técnico foram bastante criticadas.

Valdir Andrêo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLUNA DE 27 DE MARÇO

COLUNA DE 21 DE ABRIL

COLUNA DE 20 DE MARÇO