COLUNA DE 28 DE MAIO

O presidente afinou

Ontem à noite, Temer concordou em reduzir o preço do litro de óleo diesel em R$ 0,46 na bomba - o que, segundo ele corresponde aos valores de PIS/Cofins e Cide. O desconto foi estendido de 30 para 60 dias e, após aquele prazo, será reajustado mensalmente. Temer editou três medidas provisórias para isentar de pedágio - em todo território nacional - os veículos com eixos suspensos, garantiu 30% dos fretes da Conab para autônomos e criou uma tabela mínima de frete.

O discreto José

José Maria Ferreira já é saudade. Conheci-o no começo dos anos 1970, durante a festa de sua despedida de solteiro. Ele já tinha comprado as alianças para o casamento com Maria Aida Cuglieri, com quem teve três filhos, se a memória não falha. Em quatro décadas de convivência, Zé Maria sempre manteve o mesmo procedimento. Mesmo nos momentos mais tensos, não perdia a elegância.

Excelente papo

A festa de despedida de solteiro foi ponto de partida para dezenas reuniões frequentes que começaram no Bidu Bar, continuaram no Gato que Ri e se estenderam ao Cuca Fresca. Na despedida, depois da tradicional dose de uísque, ele sempre encomendava um filé que seria saboreado junto com a esposa, para fechar a noite.

Fechando a semana

Muitas sextas-feiras, o saudoso professor Pedro Ribeiro Bueno, então vice-diretor do 9 de Julho, passava em minha sala e avisava que batido o sinal da última aula do período noturno, tínhamos um compromisso, na casa do Zé. Os assuntos não variavam: futebol e pescarias eram os predominantes. Ainda haveria muito o que comentar sobre alguém que fez história nesta cidade. A seus filhos e demais familiares, o pedido de que reúnam força suficiente para suportar perda tão grande.

Quem diria...

A rodada de fim de semana do Brasileirão foi decepcionante, para os representantes paulistas. Palmeiras e Santos perderam em casa e o Corinthians caiu diante do Bahia, após falha grotesca de seu jovem lateral direito. O vexame só não foi maior porque o São Paulo derrotou o América, em Belo Horizonte. Continua sendo o único invicto do torneio.

Professor Valdir Andrêo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HOMENAGEM A VALTER RIZZI

HOMENAGEM A NEGO MORTÁGUA

COLUNA DE 15 DE MARÇO