COLUNA DE 16 DE JULHO


Pense bem, antes de votar

A câmara federal aprovou projeto de lei que destrava as privatizações de distribuidoras da Eletrobrás. Só que, no texto, os parlamentares embutiram uma excrescente "jabuticaba", obrigando o consumidor final de energia elétrica arcar com reajuste na conta de luz de 4% a 5%, para cobrir rombos de furtos de energia, ou dos tais ‘gatos’. Reajuste que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), na maior cara de pau, acha aceitável o consumidor pagar.

Mesmo em tempos de vacas magérrimas

A pedido da Unilever, a agência Edelman efetuou uma pesquisa em que 61% dos entrevistados assumem descartar alimentos que estão em perfeito estado de conservação. Entre os mais desperdiçados estão os perecíveis, como saladas, vegetais e frutas. Pouco conhecimento sobre as propriedades dos alimentos, pouca criatividade para prepará-los e falta de planejamento para dosar o consumo são alguns dos principais motivos que levam os brasileiros a jogar comida fora, diariamente.

Qualquer semelhança...

Segunda colocada na Copa da Rússia, a Croácia conquistou o título de campeã de ética e da transparência, através de sua presidente Kolinda Kitarovic. Ela viajou de Zagreb pagando sua passagem aérea em voo comercial e os dias - que esteve com a seleção em Moscou - serão descontados do seu salário. Enquanto isso, o apitador brasileiro Sandro Meira Ricci que dirigiu um ou dois jogos, na mesma Copa, teve suas faltas abonadas, sendo o período considerado de efetivo exercício. Ele é funcionário de um ministério em Brasília. 

Faz 68 anos

Em 16 de julho de 1950, o Brasil perdia a final da Copa do Mundo para o Uruguai, num Maracanã lotado por 199.854 torcedores. O time da casa abriu a contagem, através de Friaça, mas Schiaffino e Ghiggia fizeram para a Celeste Olímpica. O técnico Flavio Costa escalou Barbosa, Augusto e Juvenal. Bauer, Danilo e Bigode. Friaça, Zizinho, Ademir, Jair e Chico. O inglês George Reader apitou o trágico 1 a 2. 

Ainda tem mais

Foram-se o Carnaval, a Semana Santa, a Fapidra e a Copa do Mundo. Daqui dois meses e três semanas, vem a eleição para presidente, vice e deputados estaduais e federais. Com as opções apresentadas até agora, poucas emoções estão reservadas para 7 de outubro.

Professor Valdir Andrêo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HOMENAGEM A VALTER RIZZI

HOMENAGEM A NEGO MORTÁGUA

COLUNA DE 4 DE JANEIRO DE 2024