COLUNA DE 23 DE AGOSTO

Lacuna impreenchível

A cidade perdeu, no início da semana, um de seus grandes representantes. Em mais de meio século, Walter Zanon foi membro atuante da comunidade, em vários segmentos. Empresário do ramo de móveis, também se destacou na política como vereador (um mandato) e no esporte. Apaixonado pelo Dracenão, foi seu presidente e ocupou outros cargos da diretoria do time, em sua fase áurea. Aos familiares, sentidas condolências.

Padrinho e afiliado

Ontem, a Câmara Federal decidiu declarar a perda do mandato do deputado afastado Paulo Maluf (PP-SP). O parlamentar cumpre prisão domiciliar em São Paulo por ter sido punido pelo STF, pelo crime de lavagem de dinheiro. Por coincidência, ainda ontem, a Justiça americana condenou o ex-presidente da CBF José Maria Marin (86 anos), a 48 meses de prisão. Protegido de Maluf e seu vice, no governo de São Paulo (na época da ditadura), Marin tem que pagar multa de US$ 1,2 milhão por receber propinas e lavar dinheiro no escândalo de corrupção da Fifa.

Tristes recordações

Marin esteve nesta cidade em julho de 1981. Na condição de vice de Paulo Maluf, participou da abertura solene dos Jogos Regionais, no estádio Írio Spinardi. Um dos grandes dedos-duros da ditadura de 1964, cresceu na CBF à sombra do não menos corrupto Ricardo Teixeira. Marin está ligado aos maiores escândalos do futebol mundial, desde o século passado.

A morte censurada

Em 23 de agosto de 1976, o país estava traumatizado com o falecimento do ex-presidente Juscelino Kubitschek, num acidente de carro. Assim que recebeu a notícia, a Globo colocou no ar um noticiário extra de três minutos, informando ao público os recentes acontecimentos. A matéria não agradou a Censura Federal que enviou um recado à redação do Jornal Nacional, pedindo que o fato fosse abordado com menos emoção. Além disso, estava proibida a menção de que JK tivera os direitos políticos cassados pelo governo militar.

Quarta sem brilho

Somente os palmeirenses foram dormir felizes, após a rodada de ontem do Brasileirão. O Verdão bateu o ameaçado Botafogo por 2 x 0 e obteve o quinto resultado positivo seguido. O São Paulo só empatou com o lanterna Paraná e o Corinthians conseguiu reabilitar o Fluminense.

Professor Valdir Andrêo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HOMENAGEM A VALTER RIZZI

HOMENAGEM A NEGO MORTÁGUA

COLUNA DE 15 DE MARÇO