COLUNA DE 28 DE AGOSTO

Aos tupienses, com carinho

Hoje, o vizinho município está completando 77 anos de existência. Conheci-o em janeiro de 1965, quando peguei um ônibus e fui bater às portas do CENE, na avenida Tiradentes. Recém-formado pela USC de Bauru, buscava obter minhas primeiras aulas, no magistério oficial. José Florentino de Souza Araújo era o diretor da maior escola da cidade e, logo de cara, atribuiu-me 33 aulas semanais de Francês. Nos anos seguintes, com a implantação do curso clássico, também lecionei Português e Latim.

De braços abertos

A acolhida dos alunos e dos moradores tupienses foi emocionante. Em pouco meses, já estava perfeitamente integrado à comunidade. A mudança para Dracena, após 4 anos, somente se deu em função de uma proposta irrecusável do Ginásio Estadual de 2º Grau, à época dirigido pela professora Vera Miranda. Mas os vínculos com Tupi permanecem até hoje, pois no CENE se iniciou trajetória de 33 anos no magistério do estado.

Professores

Na passagem pelo CENE, trabalhei com professores de grande conhecimento e didática invejáveis. Como esquecer Dona Léa e Marilene Grilo (Português), Adhemar Geraldo Turíbio e Mário de Souza (Matemática), Ruth Palacio Dourado (área pedagógica), Everaldo Canoae Lelinho (Ciências), Luiz Carlos Andreu (História), Rômulo Vieira e Vicente Ferreira (Artes). Aos que não consigo lembrar, no momento, peço perdão.

Esporte e comemorações

Nos anos 60, comemorações e esportes ganhavam vulto. Daquele período, guardei algumas fotos. Com imagens de um amador, uma homenagem ao aniversário da cidade, com sessão solene no ginásio de esportes. Findos os discursos, um jogo de futsal entre os professores e alunos. O time dos mestres era quase imbatível, pois contava com Adhemar Turíbio (Dema) e Lelinho que jogaram pelo Dracenão, nos campeonatos da Federação Paulista de Futebol.

Sessão solene em que podem ser identificados (com dificuldade) Raul, Everaldo Canoa, Belmar Ramos (o inesquecível Bananeira), Geraldo Pontes, João Muniz Rola (diretor da escola), Lelinho, Luiz Carlos Andreu e José Florentino de Souza Araújo (vice-diretor), entre outros

O time de futebol de salão: José Florentino, Luiz C. Andreu, Rômulo, Canoa, Dema e Lelinho (de pé); Mário de Souza, o colunista e Vicente (agachados) 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HOMENAGEM A VALTER RIZZI

HOMENAGEM A NEGO MORTÁGUA

COLUNA DE 4 DE JANEIRO DE 2024