COLUNA DE 31 DE OUTUBRO

Gente folgada

Em vigor desde o dia 2 de maio, termina em 30 de novembro o prazo do Refis de 2018 da prefeitura. Nem todos os contribuintes inadimplentes aderiram ainda ao programa de recuperação fiscal “que objetiva possibilitar a regularização dos débitos com o município, constituídos até 31 de dezembro de 2017, em condições especiais de negociação quanto aos valores de juros e multa, acrescidos pelo inadimplemento”.

Incentivo ao calote

A negociação anual das municipalidades com os contribuintes recebe críticas. Aqueles que honram seus compromissos, pontualmente, sentem-se desmotivados. E botam a boca no trombone: ao invés da “colher de chá” aos maus pagadores, porque não aumentar o desconto àqueles que honram seus compromissos dentro do prazo estipulado?

De volta ao passado

Domingo de manhã, em Campo Grande, este jurássico escrevinhador procurou uma conveniência para tomar um aperitivo. O dono do estabelecimento, gentilmente, arrumou um local discreto para a cervejinha. Perguntado sobre a razão de tantos cuidados, argumentou que por lá ainda vigora a “lei seca” e comandos policiais efetuam a fiscalização, punindo os comerciantes que infringem as regras já abolidas em outros estados da federação.

A lei, ora a lei

A medida das autoridades campo-grandenses fez lembrar um domingo de eleições nesta cidade, no final do século passado, quando vigorava a “lei seca”. Um delegado de polícia da época chegou ao bar que frequentava e pediu o tradicional ‘quebra-gelo” e uma cervejinha. Para segurança, solicitou um lugar isolado para que não fosse surpreendido, cometendo a infração grave. Gentilmente, o dono do boteco encaminhou o freguês para um aposento da casa. Onde bebiam e conversavam, alegremente, mais 10 ou 15 pessoas.

Na véspera, só o peru

Em apenas 10 minutos do segundo tempo, o aguerrido e organizado River Plate despachou o Grêmio, da Libertadores da América. O polêmico VAR foi decisivo para o triunfo argentino, provocando a ira do falastrão Renato, treinador dos gaúchos. Hoje, cabe ao Palmeiras dar sobrevida ao futebol brasileiro no mais famoso torneio continental.

Professor Valdir Andrêo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HOMENAGEM A VALTER RIZZI

HOMENAGEM A NEGO MORTÁGUA

COLUNA DE 4 DE JANEIRO DE 2024