COLUNA DE 4 DE OUTUBRO

Para morrer...  

A administração municipal de Três Lagoas (MS) apresentou a previsão orçamentária de 2019. As prioridades continuam sendo a Educação e a Saúde. No setor educacional, observando-se os limites constitucionais de investimentos, a obrigação legal seria de 25%. No entanto, estão previstos investimentos de 26,71% da receita, ou seja, mais de R$ 124,6 milhões. Na área da saúde, em que o limite constitucional seria de 15%, devem ser aplicados R$ 152,5 milhões, ou seja, o equivalente a 22,83% da previsão de receita do município.

... de inveja

Segunda-feira (1º), por sinal, o setor de saúde de Três Lagoas foi destaque do Jornal Nacional (rede Globo), na série de reportagens "O Brasil que queremos" focado na Saúde, tema que, segundo a emissora, é a maior preocupação dos 50 mil brasileiros que participaram do projeto enviando vídeos de suas cidades. Atendimento humanizado, ausência de filas de espera e respostas de solução da maioria dos problemas nas Unidades de Atenção Básica foram os principais destaques.


Gastando o dedo

No pleito deste domingo, cada eleitor votará em 6 candidatos. A ordem de sufrágio é parecida com a de anos anteriores, iniciando com deputado federal, passando para estadual, 2 senadores, governador e presidente. Ao todo, cada eleitor vai apertar as teclas da urna 25 vezes, já considerando as seis vezes em que apertará o 'Confirma' - a quantidade será diferente caso erre e recomece algum voto, opte em votar em branco para algum dos cargos ou faça votação de legenda para deputado.

Navio afundando

Segundo os mais antigos, “quando o navio começava a afundar, a rataiada abandonava a embarcação”. Talvez a velha expressão valha para a candidatura de Marina Silva (Rede). Um dos filhos do Eduardo Jorge, vice de Marina, declarou que vai apoiar Ciro Gomes (PDT). Jorge procurou minimizar a defecção, afirmando que na sua família todos são livres para escolher o nome de sua predileção.

Salvou o mundo

O horário de verão começa dia 18 de novembro - depois da realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A data de início estava prevista para 4 do mês que vem, mas foi adiada a pedido do ministério da Educação para não prejudicar os estudantes que farão o exame, nos dias 4 e 11. O presidente (?) Michel Temer acatou o pedido.

Professor Valdir Andrêo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HOMENAGEM A VALTER RIZZI

HOMENAGEM A NEGO MORTÁGUA

COLUNA DE 4 DE JANEIRO DE 2024