COLUNA DE 7 DE NOVEMBRO

Seguindo o “Fantasma”

No ano de 1984, Paulo Tahara, diretor-presidente da rádio Difusora/Regional, resolveu montar uma equipe esportiva, com a finalidade de cobrir a campanha do Dracenão, no campeonato paulista da Segunda Divisão. O primeiro passo foi contratar o experiente Jurandir Gomes, com passagens por Presidente Prudente e São Paulo, para narrador. Para complementar o grupo, este que vos escreve (comentarista), Antonio Carlos Malheiros e Manoel dos Santos (repórteres de campo). A parte técnica coube a Lidomar Balista.

Só tinha pedreira

Sob as bênçãos de São João, a estreia da equipe se deu em 24 de junho, no estádio de Santa Fé do Sul. O grupo do “Fantasma da Região”, como era conhecido o Dracenão, muito forte: AEA de Araçatuba, Bandeirante de Birigui, Linense, Tanabi, Fernandópolis e Jalesense, entre outros. Mas as aventuras e desventuras do torneio começaram antes de o time entrar em campo.

O dono da grana

A delegação do DFC seguiu para a Santa Fé, no famoso Trovão Azul; o grupo da Regional, numa confortável Caravan. Parada para almoço em luxuoso restaurante de Ilha Solteira e um drama, findo o ágape. O diretor de esportes do Dracenão avisou que o presidente da época não lhe dera dinheiro e não havia como pagar o restaurante. O Zé Pipoqueiro que estava no ônibus, puxou o talão de cheque do bolso e honrou a dívida. Até hoje não se sabe se foi ressarcido.

Mais drama

No segundo turno, o Fantasma foi jogar em Tanabi. O time viajou no sábado à tarde, com programação de pernoite em Mirassol. O hotel não tinha leitos suficientes e os atletas (em duplas) dormiram em camas de solteiros. O jantar (sic) do elenco restringiu-se a um pão com mortadela, porque o dinheiro era curto.

Para fechar

Pouco antes da viagem para Tanabi, o treinador Joaquim Felizardo comunicou à diretoria que não havia 11 atletas legalizados para o compromisso. Por isso, os cartolas foram obrigados a reintegrar ao grupo o meio-campista Adalberto. Ele havia sido dispensado na véspera, por indisciplina.

Professor Valdir Andrêo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HOMENAGEM A VALTER RIZZI

HOMENAGEM A NEGO MORTÁGUA

COLUNA DE 4 DE JANEIRO DE 2024