COLUNA DE 1º DE DEZEMBRO


Piauí, Bonzanini, Shoiti, Carnelós...

Anteriormente, Shoiti Kanezawa e Arlindo Carnelós tinham “viajado fora do combinado”, como diz o cantor, compositor e apresentador Rolando Boldrin. Na segunda semana, do recém-terminado mês de novembro, nos deixaram mais dois ex-vereadores: João Gonçalves Piauí Pereira e Juvenal Bonzanini.

Antes da imensa barba

Conheci Piauí, nos anos 1970. Cursando Direito na Faculdade de Tupã, ele já preparava sua transição da Polícia Militar Ambiental para delegado de polícia. Não demorou muito para ele fosse aprovado e exercesse as novas funções em unidades do estado de Mato Grosso. Aposentou-se já com a saúde bastante debilitada.

Curta passagem

Figura destacada do PMDB dracenense, ocupou uma cadeira na câmara, na legislatura 1983/1988. À época, era muito ligado ao advogado Mário Alves da Silva que exerceu a presidência da Casa, durante parte daquele período. Toda segunda-feira, após as sessões ordinárias, trocavam ideias e tomavam suas cervejas, no restaurante Choppão, comandado pelo Gaspar. Parece que a vereança não o sensibilizou, tanto que não concorreu a novo mandato.

Grande Bonza!

Juvenal Bonzanini foi vereador por mais tempo. Apelidado de “Mata-Rato”, em virtude de possuir uma firma de dedetização, tinha um eleitorado fiel, constituído por pessoas mais humildes da periferia. Também funcionou como cabo eleitoral de vários candidatos às assembleias legislativas estadual e federal.

Para fechar

Já no século passado, os nobres edis se revezavam na apresentação de votos de pesar. Diz a lenda que, quando o ex-vereador Zé do Coco estava muito doente e foi decretada sua morte cerebral, Juvenal correu para a câmara e protocolar a referida moção. “Fake news” de algum adversário do Bonza, com toda certeza.

Professor Valdir Andrêo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HOMENAGEM A VALTER RIZZI

HOMENAGEM A NEGO MORTÁGUA

COLUNA DE 4 DE JANEIRO DE 2024