COLUNA DE 11 DE DEZEMBRO

De Santa Mercedes para o mundo

No começo deste mês, Renato Dirnei Florêncio encerrou sua vitoriosa carreira futebolística, recebendo justificadas homenagens de seus companheiros do Santos. Nascido em Santa Mercedes, em 15 de maio de 1979, iniciou sua trajetória nas equipes de base da então Comissão Central de Esportes (CCE) de Dracena. À época, o camisa 8 era conhecido como Tatá.

Por pouco tempo

Seu brilhante desempenho, como meio-campista clássico e de lançamentos primorosos, chamou a atenção dos dirigentes do Guarani que o levaram para Campinas. De lá, transferiu-se para o Santos e, posteriormente, vestiu as camisas do Sevilha da Espanha e Botafogo do Rio. Retornou ao Peixe e agora, finda a carreira, inicia funções de dirigente de futebol.

Medalhas e troféus

Nas passagens pelo futebol brasileiro e espanhol, conquistou vários títulos. Pelo Santos, foi campeão brasileiro (2002 e 2004) e paulista (este ano). Pelo Sevilha, ganhou as copas da Uefa (2006/2007) e do Rei (2007 e 2009). Pelo Botafogo, o estadual de 2013. Pela seleção brasileira, a Copa América (2004) e das Confederações (2005).

O primeiro ninguém esquece

A coleção de troféus começou em 1995, quando Renato defendeu a seleção brasileira sub 17. O título veio com uma vitória sobre a Argentina e o craque teve atuação destacada.

Depois da medalha de ouro do sub 17, Renato nos recebeu em sua residência, exibindo o imponente uniforme da CBF

Em 2002, também conversamos com o craque, durante homenagem que a prefeitura mercedense promoveu, pela conquista do Brasileirão daquela temporada

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HOMENAGEM A VALTER RIZZI

HOMENAGEM A NEGO MORTÁGUA

COLUNA DE 4 DE JANEIRO DE 2024