COLUNA DE 13 DE ABRIL

Lenha na fogueira

O primeiro encontro do “mata-mata” entre Corinthians e São Paulo, previsto para amanhã, suscitou muita polêmica, durante a semana. Andres Sanchez, presidente do Timão, encarregou-se de acirrar os ânimos, pontuando que sua equipe não pisa o gramado do Morumbi, caso o ônibus com seus atletas sofra ataques da torcida adversária.

Sobrou para todos

Em 1957, São Paulo e Corinthians fizeram uma das mais atribuladas decisões do Paulistão. O São Paulo ganhou por 3 a 1, mas o final do encontro foi marcado por violentos protestos dos corintianos. Alegando que o terceiro gol do tricolor (marcado por Maurinho) tinha sido irregular, torcedores do alvinegro começaram a atirar garrafas para o gramado do Pacaembu. Alberto da Gama Malcher, apitador carioca, chegou a suspender a partida por 6 minutos, até que os ânimos serenassem. O episódio ficou conhecido como a “tarde das garrafadas”.

Pode escolher o lado

O marcador só foi aberto no segundo tempo. Amauri Marreco, Canhoteiro e Maurinho anotaram para os campeões e Rafael descontou para os derrotados. O gol de Maurinho que selou o triunfo são-paulino, surgiu de um contra-ataque. Antes de arrematar, Maurinho teria dito para o goleiro Gilmar: “em que canto você quer”? Findo o jogo, Gilmar tentou agredir o ponteiro do São Paulo que se refugiou nos vestiários.

Teve gente que “amarelou”

Na histórica batalha, o São Paulo atuou com Poy, De Sordi e Mauro. Sarará,Vitor e Riberto. Maurinho, Amauri, Gino, Zizinho e Canhoteiro. O Corinthians com Gilmar, Olavo e Oreco. Idário, Valmir e Benedito. Cláudio, Luizinho, Índio, Rafael e Zague. O volante Sarará entrou de última hora, porque o titular Ademar pediu para não atuar, alegando disenteria e náuseas.

Réquiem por um lutador

Na mesma tarde, enquanto São Paulo e Corinthians decidiam o título, o Ypiranga enfrentava o Noroeste, no velho estádio Alfredo de Castilho, em Bauru. Caso perdesse, o simpático clube da capital cairia para a 2ª divisão. Na partida, acompanhada por este jurássico articulista, o Noroeste venceu por 2 a 0. Rebaixado, o Ypiranga encerrou suas atividades, pouco tempo depois. E, em novembro de 1958, o velho estádio de madeira do Norusca foi consumido por um incêndio. 

Professor Valdir Andrêo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HOMENAGEM A VALTER RIZZI

HOMENAGEM A NEGO MORTÁGUA

COLUNA DE 15 DE MARÇO