COLUNA DE 30 DE ABRIL

A realidade dos números

A SPPrev é a autarquia que administra as aposentadorias e pensões dos servidores estaduais paulistas. De acordo com seu diretor vice-presidente, José Roberto de Moraes, os recursos têm sido insuficientes para honrar aqueles benefícios. Moraes salienta que, em 2018, a insuficiência financeira registrada foi de R$ 19,92 bilhões.

Quase 500 mil

Em conversa com a Folha do Servidor@afpesp.org.br, Moraes declarou que o estado registra - hoje - 462 mil beneficiários, sendo 62 mil militares, 91 mil pensionistas civis e 38 mil pensionistas militares. Atualmente, desse total, 4.778 aposentados recebem acima de R$ 20 mil. Para o diretor vice-presidente, esse é um dos vários motivos do desequilíbrio.

E tem mais notícia ruim!

O governador João Doria (PSDB) enviou, para análise e votação da assembleia legislativa, projeto que busca fundir ou extinguir seis estatais. Desapareceriam Dersa, Codasp, Emplasa e CPOS. As empresas a serem fundidas seriam a Imprensa Oficial do Estado (Imesp) e a Companhia de Processamento de Dados (Prodesp), responsável por processar e armazenar dados, assim como a gestão do vitorioso Poupatempo.   

Dá até arrepio!

Mexer no Poupatempo é muito preocupante. Criado em 1997, o programa possui 72 unidades fixas, nas diversas regiões administrativas do estado. Em pesquisa de satisfação com os usuários, divulgada no fim de março, obteve 98,8% de aprovação. Em 2018, foi eleito - pelo quarto ano consecutivo -  o ‘Melhor Serviço Público de São Paulo’, pelo Instituto Datafolha.

A farra dos parlamentares

Em semana de feriado, sem votações previstas no Congresso, foram poucos os parlamentares que apareceram em Brasília nesta segunda. Com o costume - já consolidado entre os congressistas - de retornar a suas bases eleitorais na quinta e só estar de volta ao Parlamento na terça, o feriado do Dia do Trabalho, propicia folga prolongada de 11 dias. Até 17h38 de ontem, apenas 106 dos 513 deputados haviam registrado presença na Câmara. Já no Senado, somente oito dos 81 senadores apareceram no plenário e fizeram uso da palavra.

Professor Valdir Andrêo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HOMENAGEM A VALTER RIZZI

HOMENAGEM A NEGO MORTÁGUA

COLUNA DE 4 DE JANEIRO DE 2024