COLUNA DE 7 DE MAIO

Grande palco de experimentos

Depois de anunciar o fatiamento das férias escolares dos estabelecimentos de ensino da rede estadual, a partir do ano que vem, o governador João Doria (PSDB) anunciou ontem que os estudantes terão sete aulas diárias de 45 minutos cada uma, ao invés das seis atuais. De acordo com o tucano, todas as disciplinas regulares serão mantidas, não havendo a exclusão de nenhuma. E enfatizou: “os professores terão mais oportunidades para compor sua jornada de trabalho e ainda receberem formação especializada para isso”.

Todo cuidado é pouco

Ao longo da semana, o comércio deve ter aumento acima do normal, em função do Dia das Mães. Vão crescer as vendas online, por ser um sistema prático, rápido e fácil. Porém, muitas vezes a facilidade pode se tornar uma dor de cabeça. Por isso, muita cautela: desconfie de preços muito abaixo do mercado, evite usar computadores públicos para efetuar as compras e escolha lojas recomendadas por amigos e familiares.

Alternativas mais baratas

O tabelamento do frete, com a imposição de preços mínimos, encareceu o transporte rodoviário. Na busca por soluções mais baratas e seguras, cresceu a procura dos empresários por ferrovias e navegação costeira. O transporte por trilhos subiu 15%, após a greve dos caminhoneiros, enquanto o por água registrou 17,5%.

Buscam segurança

Em razão da greve dos caminhoneiros, a insegurança preocupa aqueles que sempre se utilizaram daquele meio. E, baseados nos investimentos feitos no modal ferroviário, os empresários migram, cada vez mais para ele.  Prova das transformações bem sucedidas no setor, uma viagem de trem entre Rondonópolis (MT) e Santos (SP) que durava 15 dias, caiu para menos de cinco.

Fugindo da dependência

Ainda assustados com a suspensão total do transporte de cargas, durante o movimento dos caminhoneiros, outros empresários procuram a navegação costeira entre os portos nacionais. No trecho entre São Paulo e Bahia verificou-se aumento superior a 300%.

Professor Valdir Andrêo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HOMENAGEM A VALTER RIZZI

HOMENAGEM A NEGO MORTÁGUA

COLUNA DE 4 DE JANEIRO DE 2024