COLUNA DE 14 DE NOVEMBRO























Festa no interior

Em 14 de novembro de 1982, há 37 anos, Dracena FC e Londrina faziam um amistoso histórico, no Centro Olímpico da Vila Barros. O jogo se encerrou com empate de 2 a 2, com Osmarzinho e Zé Dias anotando para os visitantes. O time paranaense apresentava como principais destaques o meia Osmarzinho e o atacante Carlos Henrique. O segundo, posteriormente, veio a defender o Palmeiras.

Campanha irretocável

Em 1982, o Londrina cumpriu belíssima trajetória no campeonato paranaense, chegando em terceiro lugar. Em 57 jogos, venceu 22, empatou 24 e perdeu 11. Assinalou 73 gols e sofreu 47. O time-base era formado por Neneca, Zé Carlos, Moacir, Roberto Fonseca, Zequinha, Zé Dias, Osmarzinho, Nivaldo, Osmar Volpato e Carlos Henrique. Essa formação conseguiu a 15ª colocação no Brasileirão daquela temporada.

Objetivo claro

O amistoso foi acertado por políticos locais, às vésperas de uma eleição que elegeria prefeitos, vereadores e o governador do estado. O país estava sob regime ditatorial, desde 1964. Diante dos portões de entrada e, mesmo no interior da praça de esportes, cabos eleitorais dos candidatos distribuíam ingressos e “santinhos” para os torcedores, prática proibida nos tempos atuais.

Quem levou

No dia seguinte, feriado nacional em homenagem à proclamação da República, foi realizado o pleito – com voto vinculado. Osvaldo Paulino dos Santos (Peteba) foi eleito prefeito, tendo como vice o médico Carlos Osvaldo Poli. Eles superaram as dobradinhas formadas por Donaldo Ferreira da Palma/professor Diógenes de Carvalho, João Greco/Nadinho e Henrique Mota/professor Juarez Américo do Prado. E Marco Pezolato também concorreu, solitariamente.

Fim do jejum

Na luta para o governo do estado, Franco Montoro (PMDB) ganhou, tendo como vice o campineiro Orestes Quércia. Superaram Reynaldo de Barros e Guilherme Afif Domingos (PSD). Convém frisar que, em razão da ditadura, não havia eleições diretas para o Palácio dos Bandeirantes, desde 1962, quando os paulistas elegeram o folclórico Ademar de Barros.

Professor Valdir Andrêo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HOMENAGEM A NEGO MORTÁGUA

HOMENAGEM A VALTER RIZZI

COLUNA DE 15 DE MARÇO