COLUNA DE 22 DE JANEIRO
Mais um rebaixamento?
Agora de manhã, os jornais Folha de S. Paulo e Estadão anunciaram que todos os municípios do estado devem passar para a fase vermelha, a mais restritiva do plano São Paulo. O governo Doria e o Centro de Contingência ao coronavírus discutem aplicar a nova estratégia a partir de amanhã até segunda-feira, buscando conter o aumento de casos, internações e mortes. A notícia tende a ser confirmada, logo mais ao meio-dia, no Palácio dos Bandeirantes.
Situação delicadíssima
Atualmente, o estado possui
(litoral e interior) 70,8% de seus leitos de UTI ocupados, exatamente o mesmo
índice registrado de ocupações de UTI na Grande São Paulo. Pelo menos nove
cidades têm 100% de seus leitos ocupados. Promissão e Fernandópolis fazem parte
da lista.
Enquanto isso...
A prefeitura de Bauru publicou decreto, ontem à noite, regulamentando a volta das aulas presenciais na cidade. O texto autoriza o retorno gradual das atividades regulares presenciais, inclusive no ensino infantil e fundamental, obedecendo a uma série de critérios de biossegurança, "para que a retomada ocorra de forma gradual, segura e responsável".
Mais uma vítima
Ainda de Bauru, vítima do coronavírus, a notícia do falecimento do médico Clóvis Celulare, 74 anos, primo do ator Edson Celulari. O conceituado pediatra era casado com Gilsara, prima do saudoso professor Wilson Roberto Garbelotti que residiu em Dracena, por mais de 20 anos. Também era cunhado dos repórteres Gilson Ribeiro (ex-rede Globo) e Gilvan Ribeiro (Diário de S. Paulo), biógrafo do atleta Casagrande.
Pegando fogo
A rodada de meio de semana deu ares decisivos para a definição do campeonato brasileiro. Com os triunfos sobre São Paulo e Palmeiras, respectivamente, Internacional e Flamengo lideram o favoritismo. O São Paulo cai pelas tabelas e corre o risco - como sempre - de encerrar de forma melancólica sua campanha.
Professor Valdir Andrêo
Comentários
Postar um comentário