COLUNA DE 8 DE ABRIL

Rumo às estrelas

 

Agora de manhã, segundo o G1 da Globo, “puxada pela disparada dos valores dos combustíveis, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) - considerado a inflação oficial do país - acelerou para 1,62% em março, após alta de 1,01% em fevereiro”. De acordo com o IBGE, trata-se da maior taxa para meses de março desde 1994. Ou seja, em 28 anos. É também a maior inflação mensal desde janeiro de 2003 (2,25%).


Sonhar é preciso


Anteontem, Luís Alberto Fioravante, assessor especial da secretaria estadual de Logística e Transporte, desembarcou em Araçatuba onde apresentou plano de governo para a retomada do transporte ferroviário. O assessor garantiu que, até o início do 2º semestre, será possível reativar a passagem dos trens da Malha Oeste que é a ferrovia que vai de Mairinque até Dourados (MS) e que corta mais de 30 municípios da região

Citou o óbvio

Fioravante afirmou que atualmente o estado, e principalmente a região, vivem um “apagão logístico”. De acordo com os dados apresentados, metade dos cerca de 5 mil quilômetros da malha ferroviária no estado está ociosa, pouco utilizada ou totalmente sem operação. Apenas 11% do transporte de cargas e passageiros é feito por trens. A rodovia ainda é a mais utilizada, concentrando 84% da carga.

Pensamento positivo

A produção de grãos no Brasil pode chegar a 269,3 milhões de toneladas, na safra 2021/22. O número é 5,4% maior do que o registrado na safra anterior, correspondendo a um acréscimo de 13,8 milhões de toneladas, caso se confirmem as expectativas anunciadas ontem, pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Ela, sempre ela

‘Encher o bucho’, ‘ter viuvinha’ e ‘dor nas cadeiras’ já não são expressões facilmente entendidas pelos mais jovens do interior de São Paulo. Embora o ‘erre’ arrastado ainda esteja presente na pronúncia, os jovens de Piracicaba, Capivari e Sorocaba não entendem termos usados pelos mais velhos como ‘picar a mula’ (fugir) e ‘mover os quartos’ (fugir). Pesquisa da USP mostrou que o dialeto caipira está caindo em desuso entre a população mais jovem, principalmente por influência da internet. 

Professor Valdir Andrêo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HOMENAGEM A NEGO MORTÁGUA

HOMENAGEM A VALTER RIZZI

COLUNA DE 15 DE MARÇO