COLUNA DE 9 DE SETEMBRO

Só quem quiser

O governo do estado determinou que o uso de máscaras passa a ser facultativo nos trens, ônibus e metrô. Com a nova decisão, a utilização permanecerá obrigatória apenas nos locais destinados à prestação de serviços, como hospitais. Espera-se que a saúde paulista não se arrependa de tomar referida providência, julgada temerária por muita gente.

De volta ao passado

O governo federal estuda, com o ministério de Minas e Energia, o retorno do polêmico horário de verão que deixou de vigorar em 2019. Só que o modismo não alcançaria todos os estados do país, abrangendo apenas as regiões sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), sudeste (Espírito Santo, Minas e São Paulo) e centro-oeste (Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul) e o Distrito Federal.

Há quem goste

Empresários do setor de turismo endossam a vontade do Palácio do Planalto. Segundo eles, a medida de exceção impulsiona os negócios, sobretudo nas cidades litorâneas. E contam com o apoio de associações de bares, restaurantes e hotéis que já reclamaram do fim do programa. Só que não atentam que o modismo mexe com hábitos de trabalho e de consumo de milhares de brasileiros.

Coisa brava

A contínua falta de manutenção dos 1.973 quilômetros da linha férrea administrada pela Rumo Malha Oeste (RMO) fez com que a empresa fosse multada em mais de R$ 1 milhão, nos últimos dias.  A situação de abandono é grande, tanto que até o ano passado a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) tinha 167 processos administrativos abertos por irregularidades da Rumo Malha Oeste, na manutenção da ferrovia que liga Corumbá (MS) a Mairinque (SP).  

No sufoco

E o São Paulo conseguiu! Com dois gols de Patrick, no tempo normal, e triunfo de 4 a 2, na cobrança de penais, o tricolor se credenciou a disputar a final da copa Sudamericana. Será contra o Independiente Del Valle, dia 1º de outubro, em jogo único na cidade argentina de Córdoba.

Professor Valdir Andrêo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HOMENAGEM A VALTER RIZZI

HOMENAGEM A NEGO MORTÁGUA

COLUNA DE 15 DE MARÇO