COLUNA DE 25 DE NOVEMBRO
A volta do bom senso
Amanhã (26), três meses após ser liberado, o uso de máscaras volta a ser obrigatório nos meios de transportes da capital e recomendado nas demais comunidades do estado. Especialistas do setor são mais radicais e preconizam que a medida tem que se estender a locais fechados e sujeitos a aglomerações. Em tempo: a máscara também tem que ser usada em aeroportos e aviões, a partir de hoje.
Especialistas assustados
A secretaria municipal da Saúde de Marília mostra-se alarmada com a volta da covid à cidade. Dados confirmam que houve um aumento de 300% de casos da doença, nas duas primeiras semanas deste mês, saltando de 34 para 147 casos, nos últimos 15 dias. Daí a necessidade de máscara e outras providências para evitar o contágio.
O sonho acabou
O último levantamento do Índice de Preços Ticket Log (IPTL) apontou que a região sudeste fechou a primeira quinzena de novembro com o preço da gasolina a R$ 5,09, valor 0,77% mais caro se comparado a outubro. Já o etanol fechou o período a R$ 4,15, com 4,14% de aumento.
Uma figura singular
Enquanto alguns de seus companheiros se preocupam mais com jatinhos, iates e casas luxuosas para recepcionar “parças”, o artilheiro Richarlison foca ações no combate ao racismo, violência contra a mulher, conscientização sobre a covid e queimadas no Pantanal. Nascido de família humilde, no interior do Espírito Santo, recentemente financiou um projeto de estudos de pesquisas da USP.
Para quem não sabia
O jogo Brasil x Sérvia evidenciou uma curiosidade nos nomes dos atletas europeus: quase todos eles terminavam com IC – Mitrovic, por exemplo. A tradição é comum em nomes oriundos da antiga Iugoslávia e, originalmente, as duas letras significam filho de e mostram qual sobrenome tem origem no país.
Professor Valdir Andrêo
Comentários
Postar um comentário