COLUNA DE 2 DE JANEIRO

Surgia um Rei

Em 1954, ano tristemente famoso pelo suicídio do presidente Getúlio Vargas, no dia 24 de agosto, a Liga Bauruense de Futebol resolveu promover um campeonato de futebol infanto-juvenil. Antes de o torneio se iniciar, já havia um favorito disparado ao título: o Bauru Atlético Clube. O motivo para apontá-lo virtual vencedor baseava-se no fato de que o Baquinho tinha como camisa 8 o garoto Pelé, 14 anos incompletos.

Meninos, eu vi!

O time da estreia no campeonato formou com Salvador, Patinho e Osmar. Sabu, Edir e Juraci.  Maninho, Pelé, Dulfe, Moisés e Milton. No primeiro compromisso, Pelé e companheiros massacraram o Sãopaulinho, impondo ao frágil tricolor o placar de 21 a 0. Nos domingos seguintes, as vítimas foram Fiorentina, Portuguesinha e outras equipes que tomaram entre 14 e19 gols. Para encurtar, a decisão do campeonato se deu contra o forte Gerson França que também não resistiu e caiu por 3 a 0, na decisão.

Destinos diferentes

O goleiro Salvador formou-se médico e morreu jovem, quando tentou consertar a bomba do poço artesiano que tinha em sua chácara. O lateral Patinho era sobrinho de Caio Pinheiro Brisolla que morou por aqui, durante muitos anos. O central Osmar fez Engenharia e trabalhou por vários anos na Fepasa. Não sei o destino de Edir (filho do craque e ídolo noroestino Crisanto) nem de Juraci, Sabu, Maninho e Dulfe (filho do médico João De Cunto) que morava a dois quarteirões de minha casa.

Os “estrangeiros”

Moisés e Milton vieram da vizinha Piratininga onde o pai, José Cocito, teve uma alfaiataria em sociedade com o meu, Francisco Andrêo. Terminado o Curso Normal, no colégio Guedes de Azevedo, Moisés foi lecionar em Iacri. Durante algumas temporadas, defendeu a Osvaldocruzense, Noroeste e outras equipes do interior paulista. Nos anos 1960, foi aprovado em testes no Santos de Pelé, Pepe e Coutinho, mas preferiu continuar dando aulas. Fez o curso de Direito e prestou concurso (com sucesso) para o cargo de delegado de polícia. Seu filho Cocito jogou como meio-campista pelo Corinthians e Atlhetico Paranaense.  

Professor Valdir Andrêo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HOMENAGEM A VALTER RIZZI

HOMENAGEM A NEGO MORTÁGUA

COLUNA DE 15 DE MARÇO