COLUNA DE 28 DE DEZEMBRO
Sonhar é preciso
Largar o emprego para viajar, juntar toda a família numa “humilde mansão” e, até mesmo, comprar um time de futebol para competir por sua cidade. São muitas as aspirações daqueles que têm corrido às lotéricas na esperança de cravar as 6 dezenas da Mega-Sena da Virada que promete um prêmio de 600 milhões de reais.
E o salário, ó!
Levantamento realizado, através de dados da Universidade de Campinas (Unicamp) e do ministério da Educação, mostram queda no interesse por graduações destinadas à formação de professores da educação básica. Enquanto o número de inscritos no vestibular vem diminuindo, o índice de abandono aumentou entre os que estão cursando.
Consequências tenebrosas
O cenário de queda é apontado por diferentes pesquisas como um dos pilares para a carência dos professores da rede básica que pode atingir o país, nas próximas décadas. Em 2022, uma projeção do sindicato das entidades mantenedoras do ensino superior (Semesp) indicou um possível déficit de 235 mil docentes, em 2040.
Recesso
Nos próximos 15 dias, o jurássico articulista propicia merecido descanso aos leitores. Festeja o Ano Novo na chuvosa capital paulista e, posteriormente, viaja para Jardim (MS) onde reside a filha mais velha que leciona no Instituto Federal. Com direito a uma curta passagem por Bonito, badalado recanto turístico do estado vizinho.
Mais uma temporada
E não é que a velha coluna conseguiu atravessar mais um ano? Aos que tiveram a paciência de continuar a prestigiar este espaço, agradecimentos. Ameaçamos voltar em 2025.
Professor Valdir Andrêo
Comentários
Postar um comentário